A 11 de novembro, celebra-se o Dia de São Martinho, com magustos e outras comemorações, aproveitando os sabores que o outono traz para reunir a família e a comunidade.
Origem da Celebração
A celebração do São Martinho é uma tradição que remonta ao século IV, em honra do soldado romano Martinho que, num dia de chuva, dividiu a sua capa com um mendigo, num ato de generosidade que provocou um dia de sol. Esta história inspirou o que hoje chamamos de “Verão de São Martinho”, um período de bom tempo que sucede ao frio e chuva característicos da mudança de estação.
São Martinho e as Castanhas
O São Martinho traz consigo o aroma das castanhas assadas, que começaram a cair dos castanheiros em Outubro, acompanhadas por água-pé ou jeropiga e o costume de provar o vinho novo, resumido em ditados populares como “no dia de São Martinho, pão, castanhas e vinho”.
Em Portugal, a tradição das castanhas e do vinho nesta data associa-se ao antigo magusto de Todos os Santos, celebrado a 1 de novembro, em volta de uma fogueira e mesa recheada de iguarias, que se acreditava ser apreciada pelos espíritos de quem tinha deixado a família. Na mudança para o calendário gregoriano em 1582, esta festividade foi transposta para o dia 11, coincidindo com o dia em que se começou a honrar o soldado São Martinho, que mais tarde se tornou bispo de um Mosteiro que fundou em Tours.
Noutros países, como a Alemanha, Itália e Croácia, comemora-se o São Martinho com fogueiras, doces, batismos de uvas e vinho quente, numa diversidade de tradições anuais, que se associam a este Santo.
NEWSLETTER
Subscrever
Todos os meses iremos lançar uma newsletter com os artigos que iremos colocar no nosso blog e com receitas para si!