A castanha em Portugal
A castanha, fruto do castanheiro, faz parte da alimentação portuguesa há muitos anos. Especialmente antes da chegada da batata, a principal fonte de hidratos de carbono no norte da Península Ibérica era a castanha. Grande parte da produção nacional de castanha está concentrada em Trás-os-Montes, com cerca de 29 mil hectares de castanheiros.
Em Portugal existem mais de 20 variedades de castanha, provenientes dos castanheiros que pós florirem dão origem a ouriços que contém este fruto. Estas árvores não são valorizadas apenas pelas castanhas mas também pela madeira e devido às propriedades medicinais reconhecidas às suas folhas e casca.
Bebidas típicas: jeropiga e água-pé
No magusto de São Martinho, as castanhas costumam ser acompanhadas por bebidas típicas como a jeropiga, fruto da adição de aguardente ao mosto de uva para parar a fermentação, e a água-pé, obtida através da adição de bagaço de uva, aguardente e água, resultando numa bebida com menor teor alcoólico que a jeropiga.
Como assar castanhas na Air Fryer
Uma forma prática de consumir castanhas em casa, para usufruir deste fruto típico de Outono, é assando-as na Air Fryer.
Deve começar por lavar as castanhas e fazer-lhes um corte na lateral. Em seguida coloque-as numa taça cobertas com água quente e meia colher de sopa de sal grosso, deixando-as repousar durante cerca de 20 minutos. Este procedimento garante que se tornam macias e que a casca sai com facilidade.
Após a espera, basta escorrer e colocar no cesto da Air Fryer com sal a gosto. Dependendo do tamanho das castanhas, 20 minutos a 200º, com uma mexidela após os minutos iniciais, deve ser o que basta para obter uma casca crocante e interior macio.
Depois é só aproveitar as suas castanhas assadas!
NEWSLETTER
Subscrever
Todos os meses iremos lançar uma newsletter com os artigos que iremos colocar no nosso blog e com receitas para si!