Leguminosas: o que são, benefícios, exemplos e como consumir

Benefícios para a saúde

Os principais benefícios das leguminosas para a saúde incluem:

1. Reduzir triglicerídeos e colesterol “ruim”

As leguminosas são ricas em fibras, o que ajuda a reduzir a absorção de gordura dos alimentos e eliminar o excesso de gordura pelas fezes, fazendo com que os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue diminuam. Entenda melhor como as fibras ajudam a diminuir o colesterol.

Além disso, por conter antioxidantes como as saponinas e os flavonoides, as leguminosas ainda combatem os radicais livres e evitam o acúmulo de gordura nas artérias, prevenindo doenças cardiovasculares, como infarto e derrame.

2. Prevenir o câncer

As leguminosas têm ótimas quantidades de antioxidantes, como flavonoides e saponinas, que combatem a formação dos radicais livres no organismo, prevenindo diversos tipos de câncer, como o de mama e de próstata.

Além disso, as leguminosas também são ricas em fibras insolúveis que promovem o equilíbrio da flora intestinal e o bom funcionamento do intestino, ajudando na prevenção de câncer do intestino.

3. Combater a prisão de ventre

Por serem ricas em fibras, as leguminosas favorecem o equilíbrio da flora intestinal, ajudam na formação do bolo fecal e estimulam o trânsito intestinal, combatendo a prisão de ventre. Veja como fazer uma dieta rica em fibras para combater a prisão de ventre.

Por serem ricas em fibras, as leguminosas favorecem o equilíbrio da flora intestinal, ajudam na formação do bolo fecal e estimulam o trânsito intestinal, combatendo a prisão de ventre. Veja como fazer uma dieta rica em fibras para combater a prisão de ventre.

4. Promover a perda de peso

As leguminosas ajudam na perda de peso, pois têm baixo teor de gordura, além de fornecerem ótimas quantidades de proteínas, um nutriente que aumenta o gasto calórico do organismo e que ajuda no controle da fome, pois é digerido mais lentamente.

Além disso, os grãos são ricos em fibras que ajudam manter os níveis de glicose e insulina no sangue equilibrados. Por isso, consumir leguminosas aumenta a saciedade, contribuindo para a perda de peso. Saiba como fazer uma dieta rica em fibras para perder peso.

5. Prevenir a diabetes

Por ser um alimento de baixo índice glicêmico, as leguminosas ajudam a manter o níveis de glicose e insulina no sangue equilibrados, evitando a resistência à insulina e o desenvolvimento da diabetes. Veja uma lista com outros alimentos com baixo índice glicêmico.

6. Ajudar no combate da anemia

A ingestão adequada de leguminosas ajuda no combate e prevenção da anemia, pois têm altas quantidades de ferro, um mineral que ajuda na produção das células vermelhas do sangue.

Para que o organismo consiga absorver o ferro das leguminosas, é importante que elas sejam consumidas junto com frutas como caju, goiaba ou vegetais, como rúcula e brócolis, por terem boas quantidades de vitamina C, nutriente necessário para a absorção do tipo de ferro desses grãos. Conheça outros alimentos ricos em vitamina C para aumentar a absorção do ferro.

7. Ajudar no ganho de massa muscular

As leguminosas podem ajudar no ganho de massa muscular, pois são ricas em proteínas e ferro, nutrientes fundamentais para melhorar a oxigenação, a disposição física e o desenvolvimento de células musculares em praticantes de atividade física.

Além disso, as leguminosas possuem ótimas quantidades carboidratos, de minerais (zinco, potássio e magnésio) e vitaminas do complexo B, que ajudam a aumentar a força e melhoram a recuperação após o exercícios.

NEWSLETTER

Subscrever

Todos os meses iremos lançar uma newsletter com os artigos que iremos colocar no nosso blog e com receitas para si!

Ao efetuar o registo, confirma que concorda com o armazenamento e processamento dos seus dados pelo Quaresma Supermercado, para ser contactado conforme descrito na Política de Privacidade.