Parabéns Quaresma Amanhecer!
Março é o mês de celebrar mais um ano do nosso supermercado sob a marca AMANHECER. Há 11 anos, a 22 de Março de 2012, após umas semanas de obras, reabrimos a nossa loja com uma nova marca e uma nova decoração. Passámos do verde ao vermelho para grande satisfação de muitas famílias benfiquistas.
Mas a história deste comércio é muito mais longa e já tem mais de 11 x 10 anos, ou seja, é uma história centenária. Começa com mercearia e taberna na família, ainda no século XIX com a tetra-avó dos atuais sócios.
No início do Sec. XX, a avó dos atuais sócios, a “Miquinhas” como era conhecida, contrai casamento com António Dias Quaresma, nascido numa família de agricultores em Cacia. Portugal vivia já a ditadura de Salazar e o avô Quaresma, saiu de Cacia e veio para Coimbra com seu espírito empreendedor. Começou por cultivar pinheiros pois a terra e a madeira era bens valiosos e decidiu iniciar-se no negócio do pão. Havia muita pobreza em Portugal e o pão era dos poucos produtos subsidiados e por isso um negócio com menor risco. Assim, pelo casamento, junta-se a mercearia à padaria no atual nº 21 da Rua D. Pedro.
O único filho do casal, António Monteiro Quaresma, acaba por abandonar a universidade para se dedicar aos negócios dos pais. Sucede o 25 de Abril, e com mais um grupo de colegas comerciantes, é fundador da Corlusa – Cooperativa de retalhistas de Coimbra. Aos negócios dos pais junta mais um: a distibuição de gás em botija, pois a maioria das famílias já utilizava os gás na vida diária.
Desde cedo percebeu que para crescer tinha de estar em grupo, algo que já tinha crescido com o movimento cooperativo e na década de 80 com a introdução dos hipermercados em Portugal passou a ser uma necessidade. O supermercado passou a integrar a cadeia Maxigrula e ao longo dos anos foi adaptando-se às mudanças no mercado, por isso, foram várias as marcas que já foram utilizadas: Maxigrula, M Ponto Fresco, Ponto Fresco e agora Amanhecer.
A base deste comércio é a família Lopes Monteiro e Quaresma, que ao longo de várias gerações, fez do negócio a sua própria vida e dos seus clientes a sua família. A resiliência dos nossos antepassados permitiu ultrapassar 2 guerras mundiais, uma ditadura, o 25 de Abril, os períodos de austeridade, duas pandemias (gripe espanhola e Covid19) e a nossa loja sempre esteve de portas abertas para servir os nossos clientes-amigos. Este texto longo é um tributo a todos eles que permitiram que chegássemos até aos dias de hoje. Que seja possível continuar a escrever esta história por muitos anos.
NEWSLETTER
Subscrever
Todos os meses iremos lançar uma newsletter com os artigos que iremos colocar no nosso blog e com receitas para si!