Dicas Sem Desperdício
No Natal tudo o que mais queremos é juntar a família e os amigos à volta de uma mesa farta, onde não podem faltar os pratos mais tradicionais, aquela receita de família que vai passando de geração em geração. As conversas são demoradas, os sorrisos partilhados e as memórias perpetuadas, sempre com a comida como pano de fundo, é assim a Ceia de Natal.
Mas com tanta fartura e diversidade de receitas de Natal é fácil que sobre comida e que muita dela acabe por se estragar, e como bem sabemos devemos ter consciência e criatividade para poupar e reinventar, portanto, vamos partilhar sugestões para reaproveitar sobras de Natal.
APROVEITAR RESTOS DE BACALHAU
É dos pratos mais tradicionais na ceia de Natal. O mais comum é o bacalhau cozido com couves e azeite, se houver sobras pode Utilizar para fazer outro prato – com as batatas e as couves do acompanhamento faça a tão conhecida roupa-velha. Também pode optar por usar apenas as batatas, juntando-as ao bacalhau e fazer um empadão ou, umas deliciosas pataniscas.
SOBRAS DE CARNES E ENCHIDOS
Em algumas regiões do país é muito comum haver peru assado. Se sobrar, pode aproveitar para fazer empadas, uns croquetes ou mesmo uma bôla de carnes e enchidos.
Já tinha pensado nestas opções?
SOBRAS DA CEIA DE NATAL: LEGUMES
Há sempre imensos legumes, em grandes quantidades, que acompanham o bacalhau cozido e acabam por sobrar, como: a couve, as cenouras, os nabos e as batatas. Junte-os numa panela, tempere a gosto e faça uma reconfortante sopa.
Esperamos que tenha gostado das nossas sugestões e que contribua para diminuir o desperdício alimentar.
NEWSLETTER
Subscrever
Todos os meses iremos lançar uma newsletter com os artigos que iremos colocar no nosso blog e com receitas para si!