As castanhas são as protagonistas desta estação, entre magustos e encontros à volta do calor da lareira. Mas, para aproveitar ao máximo a sua saborosa textura e versatilidade, é importante saber como as conservar e usar em várias refeições.
Para manter as castanhas frescas por mais tempo, o segredo está na escolha e no armazenamento. O ideal é comprar castanhas firmes, sem manchas ou sinais de bolor. Depois, deve guardá‑las num local fresco e ventilado, ou no frigorífico, dentro de um saco de rede ou caixa perfurada, que permita a circulação de ar. Deste modo, podem conservar-se até algumas semanas. 🧊
Para períodos mais longos, as castanhas podem ser congeladas, previamente limpas e com uma pequena incisão na casca, facilitando o uso posterior.
Na cozinha, a versatilidade das castanhas é surpreendente. Tradicionalmente assadas no forno ou cozidas, tornam-se uma deliciosa companhia para pratos de carne, como peru ou cabrito. Podem ainda ser transformadas em puré, adicionadas a sopas e cremes, usadas em recheios, ou mesmo em sobremesas, como bolos, mousse ou pudins.
Ter castanhas à mão significa poder improvisar refeições saborosas e nutritivas. 🌰
NEWSLETTER
Subscrever
Todos os meses iremos lançar uma newsletter com os artigos que iremos colocar no nosso blog e com receitas para si!

